Não, o Kundalini Yoga não é perigoso!

26-07-2015 16:59

Sat Nam,

Infelizmente e, diria eu, inexplicavelmente, continua a haver muita gente que considera que o Kundalini Yoga é perigoso. Sempre que oiço isto pergunto-me: Mas porque dizem isto?! Eu que sou professora de Kundalini Yoga – segundo Yogi Bhajan – que o estudei e continuo a estudar, que o pratico todos os dias, nunca me deparei com nada, absolutamente nada que, nesta tecnologia fosse perigoso!

Kundalini significa consciência, criatividade total e absoluta conectada com o Todo. O Yoga em si (sem entrar em linhas particulares, uma vez que todas elas provêm do mesmo tronco, Yoga) trabalha justamente para o despertar da Kundalini, o nosso despertar, para o momento em que finalmente reconhecemos quem somos, e este é o momento do despertar da Kundalini. Nesse sentido, toda e qualquer linha de Yoga seria perigosa, porque todas trabalham para este despertar. É verdade que o Kundalini Yoga é extremamente rápido, mas não em perigo e sim em eficácia. Mas a verdade, acima de tudo, é que para todos os que praticam Yoga, há uma linha de yoga predileta, uma com a qual nos identificamos mais e isso é precioso! Todavia temos de perceber que essa nossa preferência é pessoal e não condiciona em nada a eficácia e a verdade de cada uma das restantes linhas ou tipos de Yoga, porque até nisso o Yoga é maravilhoso, um diamante perfeito que se deixa usufruir na medida de cada um!

É verdade que podemos encontrar, nalguns livros, esta indicação de que o Kundalini Yoga é perigoso, porque, dizem estes, a energia kundalini pode subir demasiado rápido... mas o que é mais verdade ainda é que o Kundalini yoga se manteve na Índia, ao longo dos tempos, num regime de ensino restrito, destinado unicamente a alguns elementos das castas superiores.

Pela primeira vez, nos finais dos anos 60, Yogi Bhajan trouxe o Kundalini Yoga para o Ocidente, ensinando-o a todos sem exceção, não com o intuito de estabelecer alunos fiéis, mas para formar professores. Apesar de já estar amplamente divulgado por todo o mundo – bastando-nos olhar para Espanha e por ai a fora – o facto é que em Portugal, continuamos a ouvir dizer que o Kundalini Yoga é perigoso. Pergunto-me porque demoramos nós, como país, tanto tempo para ver o que os outros já viram há muitos e muitos anos atrás...

 

E, então, porque é que o Kundalini Yoga não é perigoso?

Antes de iniciarmos qualquer prática de Kundalini Yoga, segundo Yogi bhajan, entoamos o Adi Mantra (Ong Namo Guru Dev Namo), um mantra que nos conecta com  Cadeia Dourada de ensinamentos de Kundalini Yoga e com o Infinito dentro e fora de nós, ou seja, com este manytra deixamos de estar à deriva para nos mantermos conectados com a Verdade Infinita. Depois do Adi Mantra, entoamos o Mangala Charan Mantra (Aad Guray Nameh, Judaad Guray Nameh, Sat Guray Nameh, Siri Guru Dayv-ay Nameh), um mantra de proteção.

O Kundalini Yoga trabalha a partir de Kriyas – “sequência de posturas, respiração e som, que se integram para permitir a manifestação de um estado particular [...] previsto e estabelecido.” (The Aquarian Teacher; KRY; Yogi Bhajan; p.100) Assim, respeitando na íntegra cada kriya que escolhemos trabalhar, sabemos exatamente os resultados físicos e energéticos que podemos alcançar e isso garante-nos não haver qualquer perigo. Todos os Kriyas, pranayamas (práticas respiratórias) e meditações que Yogi Bhajan nos revelou, garantem-nos uma prática consciente e absolutamente segura.

“As técnicas de Kundalini Yoga formam o manual de instruções da consciência humana.” (The Aquarian Teacher; KRY; Yogi Bhajan; p.14) 

“Kundalini Yoga é a tecnologia suprema para despertar a nossa verdadeira consciência e levar-nos para dentro no nosso autêntico Ser.” (The Aquarian Teacher; KRY; Yogi Bhajan; p.17).

A maior parte das pessoas que hoje em dia dizem que o Kundalini Yoga é perigoso nunca o praticaram e não são formadas nesta linha de Yoga. Muitas o dirão apenas porque algures o leram ou ouviram dizer. O desconhecimento sempre foi a razão dos nossos maiores males.

Eu, formada em Yoga Clássico e em Kundalini Yoga, não poderei jamais opinar sobre a segurança ou perigo de qualquer uma linha de Yoga sobre a qual não estudei e da qual não tenho real conhecimento. Todavia, como praticante de Yoga há largos anos e como professora desde 2011, só posso dizer que o maior perigo do Yoga é a nossa ignorância e a forma desamorosa com que muitas vezes encaramos linhas de Yoga que não conhecemos por dentro. O Yoga no seu todo é Amor, é Paz e acima de tudo Integração, União. Cada tipo de Yoga faz parte do Todo do Yoga, rejeitar qualquer uma destas linhas é rejeitar o todo, denegrir qualquer uma delas é denegrir o todo.

Cabe a cada um de nós que o pratica, decidir livremente qual o tipo de Yoga que queremos praticar HOJE, porque amanhã, poderemos querer praticar outra linha. Mas ainda assim, será sempre o diamante Yoga!

“Mantem-te e serás mantido” Yogi Bhajan